Queria postar e agradecer a vocês por este tópico. Já passou muito tempo, mas queria compartilhar que há outros que navegam neste fórum.
Não é um Opel GT aqui, mas um motor E21 BMW 320 M10 alimentado por um weber 38/38.
É apenas para corrida e não anda na estrada. Alguma inspiração DTM de suspensão. Divertido como o inferno pelo que é. É um projeto de pai e filho que construímos para andar juntos em autocrosses e trackdays.
Ao procurar afinação, encontrei
Performance Oriented orientada para o desempenho
afinação para 911 Pcars e aqui nos fóruns Opel GT como o principal recurso para acertar nossa afinação.
O carro passou de ok para pessoas que não acreditam que é apenas uma configuração de único downdraft.
O motor é um M10, mas um stroker de 2,3L completo usando um bloco curto de um S14 (E30M3). No inverno, estamos subindo para uma árvore de cames ainda maior. No momento, está rodando em um 294 personalizado (número sem sentido, mas a maioria usa a duração para descrever uma cames)
A sobreposição é de 60 graus com esta cames. Estamos mudando para uma cames 302 personalizada com 82 graus de sobreposição.
O combustível é fornecido com bombas duplas Carter P4070 (3,5 psi) e linha 5/16. Uma bomba alimenta o tanque de surto, enquanto a outra alimenta o motor.
38/38 Weber fica em um espaçador de plenum de nylon de 1" personalizado para manter o volume do plenum vs. estoque. Foi lixado e projetado e usa uma pilha de buzina DGV curta na parte superior. O filtro é atualmente de 10"x2", mas está mudando para um filtro de 2,5" de altura para rotações mais altas com a cames maior.
O distribuidor é apenas avanço mecânico, 15 graus em marcha lenta a 1050 rpm, 36 graus a 2200 rpm até a linha vermelha de 7500 rpm.
Comecei pelo que muitos dizem para não fazer, que é ajustar o parafuso de marcha lenta do carburador para fazer o motor manter a marcha lenta. Fiz isso para definir o tempo inicial e garantir que meu avanço estivesse todo em 2200 rpm. Sincronização primeiro, afinação de combustível em segundo.
Então eu recuaria o parafuso de marcha lenta e faria uma linha de base dos jatos de marcha lenta. Se eles não fizerem nada, eu os aumento ou diminuo no tamanho do jato até que o façam. Eu busco resposta ao girar os ajustadores de marcha lenta. Uma vez lá, uso um medidor de vácuo em uma porta do coletor e ajusto os dois parafusos do jato de marcha lenta, um de cada vez, para obter a leitura de vácuo mais alta que posso obter. (marcha lenta mais magra). Finalizarei o parafuso de parada da marcha lenta e verificarei novamente meu tempo base junto com o avanço.
O carburador 38 no mundo bmw, todos eles mantêm os tubos de emulsão f50 e, com certeza, eles sugam. Ouvir vocês tentando o F66 mudou o jogo e tem uma resposta louca fora da marcha lenta. Tentei o F50 mais tarde na afinação, mas só precisei de um puxão para ir não. Voltou para os F66.
De lá, continuei jateando os principais até ter 12,5 AFR em WOT. Segui a abordagem de "propagação". Incrementos usando uma propagação de 25 para este motor. Não me importei com nenhuma outra leitura AFR, exceto o WOT sob carga perto da linha vermelha. Uma vez que tinha jatos e corretores de ar grandes o suficiente para satisfazer o motor, trabalhei na resposta de gama média, que era rica e podia dizer que era muito combustível. Aparar a válvula de potência uma mola de cada vez limpou a gama média. Então foi afinação fina usando as molas da válvula de potência, sacrificando algumas delas para obter um bom AFR para potência de gama média sob carga.
Foi observado que o que quer que deixe o motor puxar o mais rápido possível para a linha vermelha era a configuração a ser mantida. Eu faria isso em puxões de 2ª marcha cronometrados entre dois pontos e novamente em 3ª marcha subindo uma colina entre dois pontos cronometrados. Dyno para pobres.
Eu acho que, além de limpar e lixar, o perfil dos melhores mods do carburador foi colocar um lixador de cone dentro dos boosters até que eles tivessem uma borda de ataque de navalha (venturi's). Aumentou o sinal de vácuo para entrar nos principais. A resposta também é muito melhor. Os carburadores de corrida Nascar e Holley são assim.
A outra foi substituir as buchas do eixo pelo kit de rolamentos weber (1579-001). Mantém-no muito linear na resposta e aberturas muito mais suaves.
O motor é 13,38:1 e gosta de cerca de 100 octanas.
2.3L
Marcha lenta 50
Principais 195
Ar 220
Etubes F66
Agulha 250
PV aparado -3 bobinas (marca Royze)
Nível de flutuação estoque 35mm com elevação da válvula de agulha de 2mm
teste de novo diferencial (rampas 30/60)